IBC atua na capacitação de profissionais e reabilitação de pessoas que perderam ou estão em processo de perda de visão

Mesmo durante a pandemia, o Instituto manteve o propósito de cumprir sua missão institucional e regimental

O Instituto Benjamin Constant (IBC), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é um órgão de referência nacional na educação e na capacitação profissional de pessoas com cegueira, com baixa visão, surdocegas ou com outras deficiências associadas à deficiência visual, principalmente uma escola de educação básica.

O IBC recebe crianças desde seu nascimento até o ensino profissional, onde fazem um estudo para saber o grau da visão, para assim fazer um trabalho de estimulação precoce do resido visual. O instituto atua tanto na capacitação de profissionais, como também assessora instituições públicas e privadas no atendimento às necessidades desse público, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda de visão.

São alguns dos programas em que o IBC atua: o Programa 5011 - Educação Básica de Qualidade, que tem por objetivo elevar a qualidade da educação básica, promovendo o acesso, a permanência e a aprendizagem com equidade; o Programa 5013 – Educação Superior – Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão, que tem por objetivo fomentar a formação de pessoal qualificado, fortalecendo a assistência estudantil e a inovação de forma conectada às demandas do setor produtivo e às necessidades da sociedade em um mundo globalizado; e o Programa 2109 - Programa de Gestão e Manutenção do MEC, que tem por objetivo capacitar os servidores públicos federais em processo de qualificação e requalificação.

Mesmo com a pandemia de Covid-19, o IBC se manteve firme no cumprimento de sua missão institucional e regimental, dando continuidade às suas ações finalísticas de educar, reabilitar, promover a prevenção da cegueira, produzir e disseminar conhecimento, criar e distribuir impressos em braille e material didático especializado em diferentes mídias e áreas, bem como qualificar docentes e profissionais técnicos na área da deficiência visual, incrementar pesquisas no campo da cegueira, entre outros objetivos que circundam o IBC.

O Instituto atua, portanto, de forma efetiva na educação especial de forma inclusiva, e tem papel fundamental na sociedade brasileira, já que, em parceria com o MEC, fomenta políticas públicas que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência. Acesse aquia página oficial do IBC e fique por dentro de todas as ações do Instituto.



Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do IBC

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem