Petrobras elege Silva e Luna como presidente e nova composição do Conselho Administrativo

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Conselho de Administração da Petrobras elegeu, nesta sexta-feira (16), o general Joaquim Silva e Luna para o cargo de presidente da companhia. Também foram aprovados os nomes para a nova composição do Conselho de Administração, no âmbito da composição da Diretoria Executiva da Petrobras.

Silva e Luna é ex-diretor-geral da Itaipu Binacional e foi indicado ao posto pelo presidente Jair Bolsonaro, em substituição a Roberto Castello Branco. A indicação do general ocorreu em fevereiro, em meio à críticas feitas por Bolsonaro sobre a política de preços da companhia. Na ocasião, pressionava o governo uma possível greve dos caminhoneiros.

O novo presidente é general de Exército da reserva e também serviu no Ministério da Defesa de março de 2014 a janeiro de 2019, no cargo de Secretário-Geral e, posteriormente, como Ministro da Defesa.

Além da Academia Militar das Agulhas Negras, onde se graduou na Arma de Engenharia, Silva e Luna, fez doutorado em Ciências Militares, mestrado em Operações Militares, pós-graduação em Projetos e Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília e em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, curso de Oficial de Comunicações, realizado na Escola de Comunicações e curso de Guerra na Selva, realizado no Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Conselheiros

Na Diretoria Executiva, três nomes do quadro anterior foram mantidos. São eles: Roberto Furian Ardenghy, reconduzido ao cargo de Diretor Executivo de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade; Rodrigo Costa Lima e Silva, que já ocupava o cargo de Diretor Executivo de Refino e Gás Natural, e Nicolás Simone, Diretor Executivo de Transformação Digital e Inovação.

Os demais cargos serão ocupados por Rodrigo Araujo Alves (Diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores); Cláudio Rogério Linassi Mastella (Diretor Executivo de Comercialização e Logística); Fernando Assumpção Borges (Diretor Executivo de Exploração e Produção) e João Henrique Rittershaussen (Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção).

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem