Sem leitos disponíveis para Covid-19, prefeito baiano retorna à medicina e faz cirurgias para reduzir fila de espera

Foto: Reprodução

Com a taxa de ocupação dos leitos para pacientes com coronavírus em 100%, a cidade de Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano, está no chamado colapso no sistema de saúde, seja na rede privada ou na rede pública. O prefeito Marcelo Belitardo (DEM), que é médico cirurgião-geral, retornou à medicina para ajudar.

Em publicação nas suas redes sociais nesta segunda-feira (19), o gestor disse que iniciou a semana hoje fazendo uma cirurgia no Hospital Municipal da cidade (HMTF). "Este é um trabalho que estou realizando de forma voluntária para ajudar a diminuir a nossa fila de espera", disse. A foto no Instagram já reúne mais de duas mil curtidas.

De acordo com o último censo de ocupação de leitos do município, feito na tarde desta segunda (19), são 24 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo nove clínicos e 15 na UTI, representando 100% de ocupação de UTI. Na UPA, de acordo com última atualização feita, são são três internados. Na UMMI está uma pessoa internada na enfermaria.

Na rede privada são 17 internados, 10 na enfermaria sete na UTI, também representando 100% de ocupação de UTI. A quantidade de leitos de UTI da rede privada é flexível, visto que alguns leitos são reservados para realização de cirurgias.

Nesta terça também foi registrada mais uma morte na cidade por causa das complicações da doença. Trata-se de uma mulher de 55 anos que estava internada no HMTF.

Fonte: BNews

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem