Com crescimento de 14,4% em 2020, número de cervejarias registradas no Brasil passa de 1,3 mil

O número total de registros de produto para cerveja no Brasil chegou a 33.963. Os dados estão no Anuário da Cerveja 2020

Foto: iStock/Mapa

O Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Pela primeira vez, todos os estados do país registraram ao menos uma cervejaria, com a abertura da primeira fábrica no Acre.

Os dados constam no Anuário da Cerveja 2020, divulgado nesta sexta-feira (30) pelo Mapa, que traz estatísticas e dados do setor cervejeiro no Brasil. Em 2020, foram registradas 204 novas cervejarias e outras 30 cancelaram seus registros, o que representa um aumento de 174 cervejarias em relação ao ano anterior, alta de 14,4%.

"A expansão do mercado cervejeiro no Brasil vem crescendo nos últimos dez anos, e essa tendência se manteve em 2020 mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia", diz o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller.

Os estados com maior crescimento no número de cervejarias em 2020 foram Piauí, com 200% e Paraíba, com alta de 60%. O estado com mais cervejarias registradas continua sendo São Paulo, com 285 estabelecimentos, alta de 18,2% em relação a 2019. Entre os municípios, o destaque em 2020 ficou para Ribeirão Preto (+50%) e São Paulo (+44%). O número de municípios com cervejarias chegou a 609, com crescimento de 5% em 2020.

O Anuário também traz os dados de densidade de cervejarias por habitantes. Nesse quesito, o estado de Santa Catarina aparece em primeiro lugar, com 41.443 habitantes por cervejaria registrada. Em nível municipal, nove dos 10 municípios com maior densidade de cervejaria por habitante estão no Rio Grande do Sul, com destaque para Santo Antônio do Palma (RS), com 1.062 habitantes por cervejaria registrada no Mapa.

A tendência de concentração de cervejarias nas regiões Sul e Sudeste se manteve em 2020, com 85,6% dos estabelecimentos registrados nessas regiões. O coordenador-geral de Vinhos e Bebidas diz que essa concentração pode ser explicada pela maior atividade econômica nessas duas regiões, além de fatores culturais. “Na região Sul há uma grande concentração de imigração de povos de origem europeia, então essas cidades têm uma propensão maior a ter atividades relacionadas à produção dessas bebidas”, diz Müller.

Em 2020, também houve uma ampliação no número de pequenos municípios que possuem cervejaria. Segundo Müller, isso se deve ao atendimento a demandas locais e também porque nos grandes centros urbanos o espaço para novos estabelecimentos pode estar chegando próximo a uma saturação. “Por isso, os novos estabelecimentos passam a se instalar em cidades menores, em regiões menos atendidas”.

Produtos

Em 2020 foram concedidos 8.459 novos registros de produtos para cerveja, o que representa uma redução de 15% em relação a 2019. É a primeira vez desde 2008 que ocorre uma redução no número de novos registros de produto para cerveja.

A queda no número de registros de produtos em 2020 pode ser explicada por um menor volume de lançamentos de novos produtos pelas cervejarias no ano passado. “Sabemos que muitos desses lançamentos de novos produtos foram impactados pela pandemia, pelas restrições de consumo e restrições econômicas de forma geral. Com um menor número de lançamentos, se faz um menor número de registros de produtos também”, diz o coordenador.

O estado de São Paulo registrou 2.347 novos produtos em 2020. Em Santa Catarina foram registrados 1.413 produtos e Minas Gerais teve 1.233 produtos registrados no ano passado.

O número total de registros de produto para cerveja no Brasil chegou a 33.963.

Registros

O registro de estabelecimentos no Mapa autoriza as cervejarias a funcionarem, considerando a sua capacidade técnica e condições higiênico sanitárias. A solicitação de registro de estabelecimento deve ser feita pela internet por meio do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), e toda a gestão da relação da cervejaria com o Mapa é realizada exclusivamente neste sistema.

As cervejas e demais bebidas também devem ser registradas junto ao Mapa antes da sua comercialização pelo produtor. Esse registro também é feito no Sipeagro, sendo que os produtos têm concessão automática de registro sem análise prévia da fiscalização federal agropecuária.

Para manter o pleno atendimento às solicitações de registro de estabelecimentos durante a pandemia de Covid-19, foi criada a possibilidade de realização de vistorias para concessão de registro de forma remota, realizada por videoconferência com os representantes dos estabelecimentos.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem