SEC lança edital para seleção de projetos de pesquisa de estudantes da rede estadual para a 9ª FECIBA


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou Edital para a seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino para a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que será realizada, em formado virtual, de 25 a 29 de outubro, com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”. A FECIBA visa promover a popularização da Ciência por meio da apresentação dos projetos de investigação científica, desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública do Estado da Bahia. As inscrições serão realizadas no período de 10 de maio a 2 de julho, no Portal da Educação.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação, Marcius Gomes, ressaltou a importância da FECIBA. “Esta é uma das importantes estratégias da rede estadual de Educação para a popularização da Ciência e o fortalecimento da Educação Científica. Precisamos celebrar este momento com a juventude que, por meio das experiências dos nossos estudantes nos seus respectivos Territórios de Identidade, ampliam a percepção crítica e investigativa de sua realidade. Para além disso, iremos propor um calendário de ações pelo Programa Ciência na Escola para este ano continuum, junto com a FECIBA, dentro de uma agenda interinstitucional envolvendo a SECTI, a FAPESB, as universidades e a SEC, no qual trataremos da formação de professores e de oportunidades que envolvem a Educação Científica e a Educação Básica”.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola, Patrícia Oliveira, falou do diferencial desta edição. “Na modalidade Performances Científicas, os estudantes poderão submeter propostas relacionadas à subárea de Artes que estejam relacionadas aos procedimentos e aos métodos de investigação científicos, como teatro, dança, música e fotografia. Os projetos estratégicos da Educação, como AVE, FACE, TAL, EPA, JERP, DANCE, ENCANTE, FEST, PROVE, CJCC, Educação Ambiental e Saúde na Escola e Escolas Culturais, também fazem parte desse momento inovador, com submissão de projetos de pesquisa relacionados com projeto de vida, protagonismos das juventudes e interdisciplinaridade”, destacou.

Serão selecionados projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes regularmente matriculados nas modalidades e ofertas da rede pública estadual da Bahia, como Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano; Ensino Médio, 1ª, 2ª e 3ª série; e Educação Profissional e Tecnológica, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série, considerando as matrículas realizadas em 2021, sob orientação dos professores da rede de Educação pública da Bahia. Nesta edição, acrescenta-se também como objeto a seleção de atividades artísticas com temas científicos pelos alunos das modalidades e oferta já citadas e de relatos dos professores orientadores. A FECIBA contempla quatro modalidades: Projeto de Pesquisa em Andamento; Pesquisas Científicas Concluídas; Performances Científicas; e Relato de Experiências de Orientação Científica.

A adesão à 9ª FECIBA deve ser feita pelas unidades escolares estaduais, mediante preenchimento do formulário de adesão disponibilizado pela SEC, no Portal da Educação. Os professores orientadores interessados em participar da 9ª FECIBA, no formato virtual, deverão preencher o formulário de submissão, também disponível no mesmo endereço.

Critérios para participação – Estarão aptos para a inscrição os professores e estudantes que se enquadrarem nos seguintes critérios: ser estudante regularmente matriculado em 2021 na rede pública estadual da Bahia; ser agente público vinculado à SEC; e ter desenvolvido propostas de trabalho científicas com estudantes da Educação Básica. Além disso, devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de vínculo com a SEC; atestado de matrícula 2021 do estudante; Termo de Cessão de Direitos Autorais e Cessão de Uso de Imagem e Voz; entre outros destacados no edital.

Seleção de trabalhos – Dos trabalhos que forem submetidos à 9ª FECIBA, uma comissão de avaliadores, formada por professores e pesquisadores na área, selecionará 120 trabalhos na modalidade Pesquisas Científicas Concluídas; 100 na modalidade Projeto de Pesquisa em Andamento; 20 Performances Científicas; e 10 na modalidade Relato de Experiências de Orientação Científica, totalizando 250 trabalhos para a participação na 9ª FECIBA.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem