Sesab realiza cerimônia de posse da Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos

Foto: Sesab


Os membros da Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil tomaram posse em cerimônia realizada nesta sexta-feira (11), na Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos constitui instâncias de coordenação, orientação e cumprimento das atividades necessárias à execução do programa no âmbito estadual.

A secretária de Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, presidiu a cerimônia e destacou a importância do programa Mais Médicos para a atenção básica de saúde e formação de novos profissionais atuantes. “Essa retomada acontece em um momento que se faz necessário discutir a formação de médicos para além da graduação, do campo acadêmico. Logo começaremos a formar esse maior número de médicos e precisamos ordenar essa formação de maneira eficiente”, destacou.

O processo de reativação da Comissão de Coordenação Estadual no estado da Bahia acontece em parceria com membros do Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia e instituições de ensino. De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH) e representante da Sesab na Comissão, Janaína Peralta, o comitê já possui um plano de atuação para melhorar a cobertura assistencial na Bahia. “Quando a lei dos Mais Médicos foi instituída, ela também possibilitou que algumas instituições de ensino pudessem ter o credenciamento de novos cursos de medicina ou ampliação de vagas dos cursos já existentes para a gente tentar cobrir um vazio assistencial da falta de médicos. Então, essa comissão começa a pensar sobre esses futuros profissionais. Os primeiros cursos que foram autorizados já começam a formar os primeiros médicos e o estado e o município começam a ver como fixar esse profissional naquela cidade”, explicou.

Representações de titulares e suplentes que compõem a Comissão de Coordenação Estadual (CCE)

I – Representação Federal:
Ministério da Saúde
Titular: Marcele Santana de Freitas
Suplente: Larissa Pimentel Costa Menezes Silva

II – Representação Estadual:
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
Titular: Janaína Peralta de Souza
Suplente: Emerson Gomes Garcia
Titular: Igor Lobão Ferraz Ribeiro
Suplente: José Cristiano Soster

III – Representação Municipal:
Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia – COSEMS
Titular: Stela dos Santos Souza
Suplente: Jacqueline Silva do Bonfim
Titular: Raul Moreira Molina Barrio
Suplente: Rosângela Oliveira Santos de Almeida

IV – Representação das Instituições Supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil
Titular: Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza
Suplente: Rita de Cassia Natividade Ataíde

Fonte: Sesab

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem