PT confirma Lula como candidato à Presidência da República

Foto: Reprodução / g1 - TV Globo

Pela sexta vez, Lula disputará o cargo de Presidente da República, o qual ocupou de 2003 a 2010, após sair vencedor nas eleições de 2002 e 2006. A confirmação do nome do ex-presidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), em São Paulo na Convenção Partidária do Partido dos Trabalhadores (PT). O petista não participou do evento por estar em viagem a Pernambuco. As informações são do Portal g1.

Na chapa, como já era previsto, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin será o candidato a vice. O PT tem na base aliada os partidos PC do B e PV, que juntos formam a federação partidária denominada "Brasil da Esperança". A modalidade de aliança, criada em 2021, consiste na união de dois ou mais partidos que deverão atuar como se fossem um só por pelo menos quatro anos.

Outros partidos que compõem a federação partidária Brasil da Esperança também farão convenções. Após os encontros, todos se reunirão para avalizar as decisões tomadas. 

Lula tenta terceiro mandato como presidente 

A primeira eleição presidencial disputada por Luis Inácio Lula da Silva, foi em 1989, quando ele foi derrotado por Fernando Collor de Melo. Cinco anos depois, Lula volta a disputar ao cargo de Presidente, mas perde para Fernando Henrique Cardoso. O fato também se repetiu em 1998. Em 2002, Lula vence a corrida presidencial e se reelege quatro anos depois para mais um mandato que se encerrou em 2010. Em 2018, o petista foi barrado pela justiça eleitoral pela lei da ficha limpa, na época, ele havia sido condenado por crimes relacionados a corrupçao e estava preso em Curitiba. Agora (2022), ele volta ao páreo na tentativa de chegar pela terceira vez ao Planalto e tem ao seu lado um aliado, que há algum tempo era um dos seus inimigos políticos, Alckmin, que inclusive em 2006, disputou a eleição presidencial e foi derrotado justamente por Lula. 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem