TSE realiza cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais de 2022

Foto: TSE

Neste sábado (29), véspera do segundo turno das Eleições Gerais 2022, a partir das 11h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais, no Espaço Multiuso, subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF). Haverá também, a partir das 12h, a emissão do relatório zerésima, que tem a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados no sistema relativamente às eleições para presidente e vice-presidente da República.

A cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais está prevista na Resolução TSE n° 23.673/2021, que trata dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. Durante o evento, serão aferidos os sistemas de Gerenciamento da Totalização, Receptor de Arquivos de Urnas, InfoArquivos e Transportador WEB.

O evento também foi realizado na véspera do primeiro turno das Eleições 2022.

Relatório zerésima

Para acompanhar a emissão do relatório zerésima, às 12h, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, convocou nesta segunda (24), por meio de edital, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como fiscais, delegadas e delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações.

Os procedimentos de emissão do relatório zerésima estão previstos nos artigos 196 e 197 da Resolução TSE n° 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2022. A zerésima é um relatório emitido pelo Sistema de Totalização para demonstrar que ainda não foi registrado nenhum voto antes de concluída a apuração pelas urnas.

O documento é emitido separadamente para cada nível de abrangência das eleições: pelo TSE, relativamente à eleição para presidente e vice-presidente da República; pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), no caso dos pleitos presidenciais, para governador, vice-governador, senador, deputados federais, estaduais e distritais; e pelas zonas eleitorais, no que se refere às eleições federais e às estaduais.

O relatório zerésima será assinado pelos representantes presentes à cerimônia deste sábado (29) e vai compor a ata do evento.

Fonte: Ascom/TSE

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem