Ministério da Educação lança campanha Recupera Mais Brasil

População brasileira pode conhecer mais sobre a Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens

O Ministério da Educação (MEC) lançou a campanha publicitária Recupera Mais Brasil, que será veiculada, a partir desta sexta-feira (16), em rede nacional de televisão. A população brasileira terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre umas das principais iniciativas desenvolvidas pela atual gestão: a Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica.

Com 1 minuto de duração, a propaganda desenvolve os principais pontos da Política, que investe em estratégias eficientes e gratuitas para recuperar a educação e combater a evasão escolar. “Eu uso há sete meses e recomendo a todos os professores de escolas públicas e privadas que utilizem a Recupera Mais Brasil”, declarou a professora de Cravinhos (SP), Raquel Barroso de Abreu, na propaganda.

Entre as ações estão o acompanhamento escolar personalizado, em resposta aos prejuízos causados pela pandemia; o apoio ao relacionamento das escolas com a família; a capacitação de profissionais; a priorização da recuperação dos estudantes; a utilização de ferramentas de tecnologia e inovação no aprendizado; a ampliação de escolas e municípios conectados à tecnologia; e a educação individualizada.

Saiba Mais – A Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, instituída por meio do Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022, foi elaborada a partir de dados e evidências científicas, da identificação de boas práticas no mundo, além da escuta das redes estaduais e municipais de educação e se divide em seis eixos de atuação.

De março a agosto deste ano, o MEC registrou um salto significativo de aprendizagem no ciclo de alfabetização entre estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa. A partir da segunda avaliação formativa, divulgada em outubro deste ano, que faz parte das ações propostas pela Política, constatou que:

Entre os estudantes do 1º ano do ensino fundamental, o aumento foi de 30% na proficiência média em língua portuguesa. Ou seja, em março de 2022, os estudantes atingiram uma média de 137 pontos. Já em agosto, foram 179 pontos. Isso significa que, os estudantes do 1º ano apresentaram um desempenho esperado para estudantes do 3º ano. Entre os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, o registro foi de uma média de 154 pontos em março para 178 pontos em agosto, um salto de 15,5% na proficiência em língua portuguesa.

As avaliações foram realizadas pela Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas e possibilitam a realização de diagnósticos quanto ao nível de aprendizagens de estudantes que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio.

As redes de ensino fundamental e médio podem utilizar a ferramenta para implementação de avaliações, interpretação de resultados e disponibilização de infraestrutura tecnológica dimensionada para fortalecer o ensino no país. Em 2022, foram disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem