O que causa sangramento na gengiva? Conheça 6 fatores comuns


Você sabe o que causa sangramento na gengiva? Bom, diversos são os fatores que contribuem para o problema. Quando este quadro ocorre, dá sinais de que há algo errado com o organismo ou que sua saúde bucal não está recebendo os devidos cuidados.

Provavelmente, você já passou por essa situação quando foi escovar os dentes ou ao passar fio dental, e notou que suas gengivas começaram a sangrar. Mas isso não é normal, logo, se acontecer, o ideal é procurar o dentista quanto antes.

Neste post, confira 6 fatores da causa de sangramento na gengiva e qual a importância de ficar atento ao problema. Vamos lá!

1. Gengivite


Trata-se da causa mais comum de sangramento nas gengivas. A doença se desenvolve por falta de higiene bucal e, além de provocar sangramento, apresenta vermelhidão, inchaço nos tecidos e até mesmo dores.

Quando o paciente está com gengivite, os tecidos sangram apenas na hora de escovar os dentes e ao passar o fio dental. A boa notícia é que o problema é fácil de ser resolvido e uma boa higiene bucal já é o suficiente.

Mas quando há acúmulo de tártaro, o dentista deve ser consultado.

2. Periodontite


A periodontite é uma doença infecciosa e grave, que atinge tecidos e ossos que dão suporte aos dentes. Nesse caso, o sangramento ocorre mesmo que o paciente não esteja escovando os dentes ou usando o fio dental.

A patologia é a evolução da gengivite que não foi tratada corretamente. Quando a doença avança, ela destrói os ossos responsáveis pela sustentação dos dentes, causando perda dentária.

Ademais, se as bactérias presentes na infecção caírem na corrente sanguínea, o paciente desenvolve outras enfermidades, como problemas cardíacos.

3. Diabetes


É comum que pacientes diabéticos apresentem sangramentos nas gengivas. No entanto, o quadro não deve ser negligenciado, caso ocorra por muito tempo, pois pode ser sinal de outro distúrbio.

Os diabéticos sofrem com a falta de coagulação no sangue, o que faz a gengiva sangrar. Por isso, é importante ter cuidado na hora da higiene bucal e usar apenas escovas de cerdas macias.
4. Força excessiva na hora da escovação

Há pessoas que pensam que para limpar os dentes é necessário colocar força na hora da escovação. Mas esse hábito não só corrói o esmalte dentário como machuca os tecidos e causa sangramentos.

Movimentos leves são suficientes para promover uma boa limpeza na boca, pois elas não causam traumas nos tecidos.

5. Deficiência de vitamina K


A vitamina K tem um papel fundamental para a coagulação sanguínea. Logo, sua falta no organismo pode ter associação com o sangramento nos tecidos gengivais. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes para a saúde do corpo.

A vitamina K é encontrada em alimentos como: brócolis, espinafre, rúcula, repolho, ovo cozido, aspargos, abacate, fígado de boi, frango, entre outros.

6. Uso de medicamentos


Alguns medicamentos diminuem a produção de saliva e, consequentemente, deixam as gengivas mais enfraquecidas. Esse fator contribui com a proliferação de bactérias, que favorecem o sangramento. Então, se você faz uso de algum remédio e notou o problema, converse com seu médico.

Se você não sabia o que causa sangramento na gengiva, esses são os principais fatores. Lembrando que, caso qualquer sinal não seja tratado, a doença pode evoluir e trazer consequências para seu sorriso e para a saúde geral de seu organismo. Então, cuide bem de sua higiene bucal e consulte o dentista regularmente.

Agora que já conhece as causas da presença de sangue no tecido gengival, está na hora de saber as razões das manchas nas gengivas.


Fonte: Odonto Company | Por Dr. Paulo Zahr

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem