Golpe do pagamento por aproximação; veja como se proteger

O recurso tem sido aproveitado por criminosos com o golpe do pagamento por aproximação. Veja como se proteger


Os novos formatos de pagamento por aproximação são avanços para a vida de diversos consumidores e lojistas. Contudo, o recurso é também aproveitado por criminosos. Isso porque quadrilhas estão aplicando um novo golpe.

A empresa de cibersegurança Kaspersky, explica que, por meio do sistema de pagamento, que conecta a máquina de cartões aos computadores, é possível gerar falhas no pagamento por aproximação. Isso obriga o consumidor a inserir o cartão, sendo possível a captura de dados dos clientes.

Como o consumidor pode se proteger do golpe do pagamento por aproximação?

Os consumidores que utilizam o recurso devem ficar atentos. A funcionalidade de pagamento por aproximação tornou a ação tão simples que, muitas vezes, os clientes acabam nem mesmo conferindo o valor da compra na maquininha antes de encostar o cartão.

Contudo, os usuários devem prestar atenção não apenas ao valor digitado, mas também nas mensagens que possam aparecer no momento da transação.

A principal dica para se proteger do golpe do pagamento por aproximação é evitar inserir o cartão após uma mensagem de erro no pagamento. Isso porque, por meio de vírus, os criminosos conseguem identificar quando um pagamento será feito por aproximação e, assim, bloquear a transação.

Vale destacar que essa falha é gerada pelo Prilex, um software criado para aplicar cibercrimes e uma das ferramentas que conseguem atrapalhar os pagamentos.

Como funciona o golpe?

Quando o usuário insere o cartão na maquininha para pagar a compra, os dados são roubados e o cartão pode ser clonado e utilizado em outras transações realizadas pelos criminosos. A mensagem apresentada pela máquina que estiver tomada pelo vírus será “Erro de aproximação. Insira o cartão.” Caso ela apareça, opte por outras formas de pagar.

Ainda assim, nem sempre uma notificação de erro significa golpe. Por isso, a principal dica é investir no formato de transação ao invés de inserir o cartão. Se o erro persistir, prefira pagamentos em dinheiro ou por meio do Pix.

Além disso, verifique sempre os comprovantes de compras na fatura do cartão, ou nos aplicativos. Caso haja valores indevidos, acione o banco e abra um boletim de ocorrência.

FONTE: Crédito Digital


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem