Passo a passo para efetuar inscrição no Sisu

Até 24 de fevereiro, os estudantes podem verificar as vagas disponíveis e escolher um curso nas instituições de ensino superior

Mais de 226 mil vagas nas universidades públicas e institutos federais de todo o país estão disponíveis para o primeiro semestre de 2023. O estudante pode concorrer por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever, o candidato deve ter prestado o Enem 2022 e não ter tirado zero na redação. Outro critério exigido no momento da matrícula é já ter concluído o ensino médio. A inscrição no Sisu é gratuita, sem taxas, e deve ser realizada exclusivamente pela internet. O prazo vai até 24 de fevereiro.

Como efetuar a inscrição no Sisu:

Login

- Acessar o portal acessounico.mec.gov.br ou sisu.mec.gov.br;

- Clicar em “fazer inscrição”;

- Em seguida, deve-se selecionar “entrar com gov.br ou fazer cadastro”. O gov.br é a plataforma de serviços digitais do Governo Federal. Bastar usar o login e a senha para acessá-lo. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válidas para o processo seletivo.

Lembrete: antes de iniciar o processo, os dados devem ser confirmados para que seja possível contatar o estudante.

Escolha do curso

No ato da inscrição, após a confirmação dos dados, é possível escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas para o processo seletivo do Sisu.

Lembrete: é possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, ou seja, até 24 de fevereiro. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

- Para começar, é só clicar em "fazer inscrição na 1ª opção".

- É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso.

- No resultado da busca, aparecem os cursos pesquisados. Basta clicar no curso para obter mais detalhes e as modalidades de concorrência disponíveis (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas das próprias instituições).

- É preciso ler atentamente as modalidades disponíveis de curso e escolher uma das opções para a qual pretende concorrer e clicar em "escolher esta modalidade" para continuar.

- É necessário conferir os dados do curso e da modalidade escolhidos, a documentação que será exigida pela instituição no ato da matrícula e clicar em “confirmar minha inscrição”.

Ao realizar esse passo a passo, o estudante estará concorrendo a uma vaga no Sisu e poderá acompanhar as notas de corte dos cursos e a classificação parcial durante o período de inscrição.

Lista de espera – aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição poderão disputar, por meio da lista de espera, as vagas eventualmente não preenchidas anteriormente. Os candidatos devem estar atentos também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Para mais informações, basta acessar o portal acessounico.mec.gov.br/sisu

Confira o vídeo com o tutorial:



 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem