Secretaria da Saúde divulga balanço do primeiro dia de Carnaval

Foto: Bárbara Silveira/Sesab

Reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, instalação de três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos, campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue. Estas são algumas das ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para o período do Carnaval 2023, que tiveram investimentos de mais de R$ 3 milhões.

E, nesta sexta-feira (17), a Sesab divulga o balanço parcial das ocorrências registradas na última quinta-feira (16), primeiro dia de Carnaval. Até as 7h de hoje, foram registradas nove ocorrências nos circuitos da folia. Destas, oito foram encaminhadas ao Hospital Geral do Estado (HGE) e uma para o Hospital do Subúrbio.

Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE possui o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, e transforma o estacionamento coberto da unidade em uma imensa emergência hospitalar. O centro está apto para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente e é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características para o primeiro atendimento.

Violência contra a mulher

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe mulheres, adolescentes e trans a partir de 12 anos expostas a situações de abusos e violência sexual. Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, de prontidão 24 horas, todos os dias do Carnaval. Não foram registradas ocorrências provenientes do circuito da festa neste primeiro dia.

Prevenção

Quando o a assunto é prevenção, a Sesab procura inovar para incentivar os foliões utilizarem os serviços de orientação e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites (B e C). No primeiro dia da folia, o posto de testagem da Avenida Milton Santos, em Ondina, iniciou os atendimentos às 18h e atendeu 118 foliões, sendo 62 homens e 56 mulheres. Dentre os testes realizados, 02 positivaram para HIV e foram encaminhados para Profilaxia Pós Exposição (PEP) e 13 resultados foram positivos para sífilis. No local, foram distribuídos 720 preservativos masculinos, 60 preservativos femininos e 500 unidades de gel lubrificante. Nesta sexta-feira, todos os postos de Salvador e Porto Seguro iniciam os atendimentos às 16h.

Hemoba no Carnaval

Com o slogan ‘Chame gente. A Hemoba precisa de todos’ , a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para o Carnaval de 2023 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. No primeiro dia de Carnaval, 438 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 341 bolsas de sangue e 12 cadastros de Medula Óssea. Os números ainda são parciais e podem sofrer alteração.

Fonte: Ascom/Sesab

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem