Pesquisadores da USP ensinam em vídeo como controlar as formigas cortadeiras

Além de servir de apoio ao ensino, vídeo produzido pela Casa do Produtor Rural da USP é um guia aos silvicultores e produtores rurais que necessitam de ações no combate e controle das formigas cortadeiras

Formigas causam prejuízos em quase todas as espécies de plantas, principalmente em plantios florestais – Foto: 123RF

.
Jornal da USP

A Casa do Produtor Rural da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba lançou no início de janeiro, no canal do Youtube, um vídeo sobre as diferentes alternativas de controle de formigas cortadeiras em ambientes agrícolas e florestais. O trabalho é resultado da parceria com o Departamento de Entomologia e Acarologia, por meio do Laboratório de Ecologia Química e Comportamento de Insetos da Esalq. A Casa do Produtor Rural ainda conta com o apoio da Comissão e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

O objetivo do vídeo é servir como apoio ao ensino e ser um guia aos silvicultores e produtores rurais que necessitam de ações no combate e controle das formigas cortadeiras, consideradas pragas em diversos plantios. O conteúdo foi supervisionado pelo professor Fernando Sujimoto, especialista em morfologia, fisiologia, comportamento e quimiopercepção das formigas cortadeiras.

O controle de formigas é de grande relevância no atual cenário agronômico e florestal, devido aos prejuízos causados nas plantas que apresentam pouca lignina em sua composição, ou seja, que estão na fase de crescimento vegetativo. Os constantes ataques podem gerar danos irreversíveis, como a desfolha total das plantas e a perda da produtividade. É importante destacar que as folhas cortadas servem apenas para cultivar o fungo Leucoagaricus gongylophorus, do qual as formigas se alimentam. No Brasil as principais espécies de formigas cortadeiras são as saúvas (Atta spp.) e as quenquéns (Acromyrmex spp.).

A produção mostra as características das formigas cortadeiras, enfatiza a importância desses insetos no ecossistema e a complexidade das sociedades. Além disso, conscientiza sobre o controle integrado e efetivo de ninhos, que podem atingir uma área de até 250 metros quadrados, com centenas de metros de trilhas.

O vídeo é uma importante ferramenta para a construção do conhecimento. Para assistir clique abaixo:

.

Acompanhe as atividades da Casa do Produtor Rural da Esalq pelo Facebook e pelo Youtube.

.

Texto adaptado de Marcela Matavelli, da Comunicação da Casa do Produtor Rural

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem