Matemático Rafael Iório morre aos 75 anos

Foto: IMPA

Morreu aos 75 anos, o pesquisador aposentado do IMPA, Rafael Iório, referência nacional e internacional em Equações Diferenciais Parciais. Natural de Nova Friburgo (RJ), Iório atuava nas áreas de regularização parabólica, equações dispersivas não lineares, equação de Benjamin-Ono, problemas de Cauchy e espaços ponderados de Sobolev. Doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), o pesquisador foi professor da PUC-Rio e iniciou sua trajetória no IMPA em 1981, onde se aposentou 38 anos depois, em 2019.

No instituto, além de contribuir para a formação acadêmica de dezenas de estudantes, o pesquisador lançou diversos livros, entre eles, “Equações Diferenciais Parciais”, um dos mais importantes da área, produzido ao lado da esposa, a matemática Valéria Magalhães. O livro foi lançado em português e inglês.

“O Rafael foi um pioneiro das Equações Diferenciais Parciais no IMPA e no Brasil. A par de suas próprias contribuições matemáticas, teve um destacado papel na formação de pesquisadores. O seu livro com a Valéria, publicado pelo IMPA é um texto formador da área no nosso país”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

“On The Cauchy Problem For The Benjamin-Ono Equation” é um dos artigos científicos mais conhecidos de Iório e de grande importância para a área de Equações Diferenciais. Felipe Linares, pesquisador do IMPA, lembra que o trabalho influenciou inúmeros alunos a trabalharem o tema.


“O Rafael é uma referência no Brasil e no exterior. Ele foi aluno de [doutorado] de Tosio Kato, pesquisador de altíssimo nível, e começou a trabalhar na área de Equações Dispersivas Não Lineares. Com esse famoso artigo de 1986 abriu uma área de pesquisa não só no IMPA e no Brasil e depois disso, todos os estudantes que ele teve escolheram trabalhar neste tipo de problema”, recordou Linares, com quem Iório escreveu vários artigos.

Linares afirma ainda que o amigo deixou um legado para a área de Equações Diferenciais Parciais que é objeto de estudo de diversos pesquisadores no mundo todo. “A área em que ele trabalhou é muito importante a nível mundial e tem muitos pesquisadores nesta área incluindo ganhadores da medalha Fields”, concluiu.

Bacharel em física pela PUC-Rio, Iório concluiu o mestrado em matemática na mesma universidade. Já o doutorado e pós-doutorado foram pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), onde também atuou como pesquisador visitante. Antes de chegar ao IMPA, o pesquisador também deu aulas na UnB (Universidade de Brasília) e na Unicamp (Universidade de Campinas, em São Paulo).

Praticante de judô, Iório foi descrito por Linares como uma pessoa de muita energia, querida por todos alunos e responsável por aulas espetaculares.

Fonte: IMPA

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem