Número de municípios atingidos pelas chuvas na Bahia sobe para 27; veja os dados atualizados pela Sudec

Foto: Rafael Martins/GOVBA

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, nesta quinta-feira (27), os números referentes à população atingida pelas enchentes nessas regiões. Até o momento, são 74 desabrigados, 9.261 desalojados e 9.348 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 27 municípios atingidos. É importante destacar que, desse total, seis estão com decreto de Situação de Emergência (SE), por conta das últimas chuvas intensas: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Itapebi, Porto Seguro e Caraíbas. As demais cidades são: Anagé, Canavieiras, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

Nesta quinta (27), a Sudec enviou mais um caminhão com donativos de kits humanitários para atender a população de Itapebi. Ao todo, já foram encaminhadas mais de 34 toneladas de alimentos, 11 mil litros de água mineral, mais de 1.500 colchões, mais de 1.500 cobertores, 50 conjuntos de lençóis com fronha e 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que atuam na região de Santa Cruz Cabrália, permaneceram realizando entrega de donativos para as pessoas atingidas pela chuva, nesta quinta. Os bombeiros também estão realizando atividades de recebimento, triagem, acompanhamento e distribuição dos materiais doados.

Rodovias

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que apenas duas ocorrências continuam em atenção nas rodovias baianas, em decorrência das chuvas, desde 21 de abril de 2023. Os outros quatro pontos já estão com o tráfego liberado. Segue relação dos trechos de rodovias baianas e pontes que estão com tráfego em meia pista e/ou liberado:

TRECHOS COM TRÁFEGO EM MEIA PISTA:

Costa do Descobrimento

BA-283: Itabela – Guaratinga

1 – Houve um rompimento de bueiro na BA-283, entre Itabela e Guaratinga, durante as chuvas na madrugada da última sexta-feira (21/04). Uma escavadeira hidráulica já está no local e a equipe já iniciou os serviços para a liberação do trecho, que continua sinalizado e em meia pista.

BA-001: Belmonte – Santa Cruz Cabrália

2 – Um rompimento de bueiro na BA-001, entre Belmonte e Santa Cruz Cabrália, também causou a formação de uma cratera. O trecho está sinalizado e o tráfego em meia pista. Foi feita inspeção e a equipe aguarda o nível da água baixar para iniciar os serviços.


TRECHOS COM TRÁFEGO LIBERADO:

Litoral Sul

BR-415: Ilhéus – Distrito de Banco da Vitória

BA-262: Ilhéus – Uruçuca

BA-651: Coaraci – Itapitanga


Médio Sudoeste da Bahia

BA-262: Firmino Alves – Santa Cruz da Vitória

Informações do Portal GovBa


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem