Porque não usar WhatsApp GB

Procura pelo WhatsApp GB no Google sobe de forma repentina após o lançamento de uma série de funcionalidades que prometem tornar o seu chat muito melhor, mas será mesmo que vale a pena?

O que já sabemos como fato é que o WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Já são mais de 120 milhões de usuários, o que dá mais de 89% da população brasileira com acesso à Internet!


Tamanha é a penetrância do app que podemos dizer que se uma pessoa tem smartphone, com quase total certeza ela também tem conta no WhatsApp. E sabendo disso o app, que faz parte do grupo da Facebook Inc, está constantemente passando por atualizações para melhorar sua experiência.

Mesmo assim sempre queremos uma coisinha a mais não é mesmo? Pensando nisso, muitos desenvolvedores têm a ideia de criar versões alternativas, que possam burlar o sistema oficial para oferecer aquilo que os usuários procuram.

Uma das mais famosas dessas versões-pirata do aplicativo é o WhatsApp GB ou GBWhatsApp, que ultimamente, após uma atualização, vem ganhando bastante procura.

A plataforma, seguindo a linha de outras versões-pirata, promete mais recursos que o programa original do Facebook. Ele é uma espécie de clone do serviço original que está disponível apenas para celulares Android. Porém, é preciso ficar alerta!

WhatsApp GB parece até atrativo.

Ele se parece bastante com o WhatsApp. Com o app é possível ter acesso a uma série de funcionalidades que estão disponíveis apenas para versões API ou até que nem existem. As mais chamativas são:

  • Uso de dois números de telefone de uma só vez
  • Chamada de vídeo com até oito pessoas
  • Não mostrar quando você está digitando ou gravando áudio
  • Impedir que um contato exclua a mensagem enviada
  • Não mostrar se você leu uma mensagem
  • Permitir mudar as cores do app
  • Permitir ver os Stories de alguém sem que a pessoa saiba
  • Agendar o envio de mensagens
  • Enviar arquivos de áudio de até 100 MB

Legal né? Por isso que muitas pessoas já estão instalando esse ou outras versões piratas do Whatsapp nos seus telefones.

O problema surge porque essas versões são justamente isso: piratas.

O que são Versões-Pirata


Quando falamos que é uma versão pirata, não estamos falando que é um vírus.

A pirataria aparece de várias formas, não é apenas aquele CD de instalação de procedência duvidosa encontrado em feiras e lojas de baixa qualidade. Quando um software é pirata, assim como aquele CD de camelô, ele não necessariamente é um vírus.

A ferramenta é uma versão modificada do software original e exige o uso de uma APK não oficial para funcionar.

Assim, por ser uma versão não oficial, você corre vários riscos ao usar esses apps.

Riscos do WhatsApp GB

Por não ser um aplicativo oficial, ele não está disponível na Google Play e nem na Apple Store. Logo, não passou pelos filtros de segurança que as lojas de aplicativos costumam fazer antes de liberar programas para downloads.

Os responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma alternativa usaram o código-fonte do WhatsApp sem autorização. Dessa forma, ao fazer download do WhatsApp GB, o usuário precisa saber que corre o risco de ser banido da rede social original.

Outro sinal de alerta é que o sistema consegue acessar sua lista de amigos sem dar qualquer garantia de privacidade ou segurança, como a criptografia, por exemplo.

Isso significa que não temos nenhuma segurança no tratamento desses dados. Dados íntimos seus podem estar sendo disponibilizados a terceiros sem sua autorização, por exemplo.

A problemática cresce quando uma empresa usa esse app para conversar com seus clientes. Isso pois nesses diálogos dados ainda mais sensíveis como CPF e dados bancários podem ser trocados sem qualquer tipo de segurança, aumentando as chances de fraudes.

Por isso que os especialistas de segurança sempre recomendam o uso de aplicativos oficiais baixados diretamente de lojas como Google Play (para dispositivos Android) e AppStore (dispositivos da Apple), para que você não corra tais riscos.

Fonte: Chatbot Maker


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem