Sedur-BA assina termo de cooperação técnica para gerenciamento de resíduos sólidos com Consórcio de Prefeituras do Baixo Sul

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur-BA) e o Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra Baixo Sul) assinaram, na tarde desta segunda-feira (10), um termo de cooperação técnicas com o objetivo de apoiar tecnicamente o consórcio de prefeituras nas próximas etapas do Programa Territorial de Resíduos Sólidos.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu em Salvador entre a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, e o presidente do Ciapra Baixo Sul, Leonardo Barbosa Cardoso, prefeito de Gandu.

Com a cooperação, a secretaria estadual vai compartilhar com o município informações e dados técnicos para o gerenciamento de resíduos sólidos; auxiliar na análise dos termos de referência e relatórios técnicos; além de capacitar gestores e técnicos.

“Essa é uma demanda que será retomada agora, com o apoio do Governo Federal, de forma ainda mais efetiva e nós, enquanto Governo do Estado, vamos atuar em parceria com os consórcios e os municípios para buscarmos soluções para essa questão que é da ordem do dia”, pontuou a secretária Jusmari Oliveira.

O Programa Territorial de Resíduos Sólidos da região prevê a realização de estudos técnicos, além de consultas públicas, audiências públicas e processo licitatório com o objetivo de solucionar a questão dos resíduos sólidos na região.
“Celebramos um apoio técnico muito importante para ajudar na solução de resíduos sólidos que estamos tocando no consórcio. Todo o processo vai ter um grande resultado com o apoio técnico da Sedur”, afirmou o presidente do Ciapra Baixo Sul.

O termo de cooperação técnica entre a Sedur-BA e o Ciapra Baixo Sul terá 12 meses de vigência. Participaram da assinatura do termo o chefe de gabinete, Lázaro Pinha, e o superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Gustavo Dias, da Sedur-BA; e o coordenador de Programas e Projetos do Ciapra Baixo Sul, Emanuel Ribeiro Filho.

Fonte: Ascom/Sedur-BA

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem