Com ampla participação, CAR apresenta projeto Parceiros da Mata em Amargosa


Representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) apresentaram, nesta quinta-feira (4), na sede da prefeitura de Amargosa, no território de identidade do Vale do Jiquiriçá, o novo projeto Parceiros da Mata. O evento contou com a presença de prefeitos e representantes de movimentos sociais, sindicais e de cooperativas da agricultura familiar dos municípios que compõem o território.

O projeto Parceiros da Mata vai promover o desenvolvimento rural sustentável para 100 mil famílias rurais dos territórios do Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul e Litoral Sul, do Bioma da Mata Atlântica da Bahia. No total, serão investidos R$ 750 milhões, em um período de cinco anos, na região da Mata Atlântica.

O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Vale do Jiquiriçá (Cooama), Manoel Santana, falou que a expectativa é alta de dar visibilidade às comunidades rurais que ainda não têm. “A envergadura do projeto nos dá a possibilidade de sonhar com o aumento de produção e comercialização dos produtos”, comentou o presidente.

Entre os prefeitos que contribuíram com os debates, o gestor de Amargosa, Júlio Pinheiro, ressaltou a relevância do novo projeto. “São duas dimensões igualmente importantes que esse projeto vai abarcar: a geração de renda para agricultores e agricultoras familiares e a preservação do bioma da Mata Atlântica, bioma que foi o mais atacado na história do Brasil. Então, a CAR e o Governo do Estado acertam em cheio em promover um projeto desse tamanho”.

O superintendente da Bahiater, Lanns Almeida, parabenizou a construção coletiva durante a reunião. “Foi um pontapé inicial com a construção coletiva e casa cheia, graças às mobilizações de prefeitos e dos movimentos sociais, o que mostrou a credibilidade do projeto do Governo do Estado nesse acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”.

Neste primeiro momento, a atividade conduzida pelos técnicos Carlos Henrique Ramos (sub-coordenador do desenvolvimento produtivo e de mercado – Pró-Semiárido) e Samuel Lyra (sub-coordenador do capital humano e social – Pró-Semiárido) teve o objetivo de mapear experiências a serem visitadas pela missão do Fida para o novo projeto, marcada para o fim do mês de maio. Os outros encontros acontecerão em Valença (quinta-feira, 15h), Itabuna (sexta-feira, 9h) e Camacan (sexta-feira, 15h).

Fonte: Ascom/CAR

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem