Com clubes tradicionais, Série B do Campeonato Baiano começa neste domingo

FBF

Prepare o coração, porque vem muita emoção por aí. No próximo domingo (14), às 15h, será dado o pontapé inicial à Série B do Baianão.

Uma das mais aguardadas, a edição 2023 promete ser histórica. Recheada de clubes tradicionais, entre eles campeões da Série A, a competição reserva disputas acirradas por duas vagas na elite do estadual de 2024.

Galícia, com cinco títulos, Fluminense de Feira, com dois, Leônico e Colo-Colo, com um cada, serão os campeões da Série A em campo. Há, também, dois vice-campeões, ECPPVC e Juazeiro. Completam a lista Jequié e Unirb, com um título da Série B cada, Jacobina e Grapiúna, vice-campeões da divisão de acesso.

E não se pode deixar de lembrar os títulos da própria Série B conquistados por Galícia, três vezes, ECPPVC, uma vez, Juazeiro e Colo-Colo, duas vezes cada.

As dez equipes dividirão o mesmo grupo na primeira fase. Elas se enfrentarão em jogos apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal.

A semifinal colocará frente a frente 1º e 4º colocados, e 2º e 3º colocados do Grupo 1. Os jogos desta fase acontecerão no sistema de ida e volta. Os dois vencedores conquistarão o acesso à Série A e disputarão o título em duas partidas.

Confira abaixo um resumo sobre cada clube da Série B:

Galícia Esporte Clube

Maior campeão estadual entre os participantes desta edição, o Galícia é pentacampeão do Baianão, com títulos conquistados em 1937, 1941, 1942, 1943 e 1968. Os títulos de 41, 42 e 43 ficaram marcados por ser o primeiro tricampeonato da história da competição.

Fundado em 1º de janeiro de 1933 por imigrantes espanhóis em Salvador, o Granadeiro também é tricampeão da Série B (1985, 1988 e 2013), e vice-campeão do Torneiro Norte-Nordeste, em 1969.

O Azulino também obteve destaque nacional com participações nas quatro séries do Brasileirão. Na Série A nacional, foram duas participações, em 1981 e 1983.

Nesta edição, o Galícia mandará seus jogos no Estádio de Pituaçu, além de contar com Arena Parque Santiago, seu Centro de Treinamentos, que conta com uma grande estrutura multiuso. No comando da equipe, está o técnico Carlos Rabello. O Demolidor de Campeões também tem Aroldo Moreira como Coordenador Técnico.

Fluminense de Feira Futebol Clube

O Fluminense de Feira é outro campeão baiano, com dois títulos da Série A, conquistados em 1963 e 1969. Fundado em 1 de janeiro de 1941, em Feira de Santana, o Touro do Sertão também tem dois títulos da Copa Governador do Estado (2009 e 2015), dois da Série B (1999 e 2015), um da Taça Estado da Bahia (1998) e um da Copa Sergipe/Bahia (2006).

O Flu ainda foi vice-campeão da Série C do Brasileirão, em 1992, e vice-campeão da Copa do Nordeste, em 2003. Destaque, também, para as participações nas quatro Séries do Brasileirão, tendo disputado quatro vezes a Série A, com uma sexta colocação (1964), e na Copa do Brasil, competição que chegou às oitavas de final em 1991.

O Fluminense mandará seus jogos no Alberto Oliveira. A primeira partida como mandante, pela 2ª rodada, acontecerá em Pituaçu, para cumprimento de punição do TJDF-BA. O Touro também fez melhorias no seu Centro de Treinamentos para a competição. A equipe será comandada pelo técnico Givanildo Sales.

Colo-Colo de Futebol e Regatas

Fundado em 3 de abril de 1948, o Colo-Colo chega para a competição como um dos campeões baianos, com título conquistado em 2006, sobre o Vitória, no Barradão. O Tigre também é bicampeão da própria Série B, com as conquistas de 1999 e 2014. O time de Ilhéus ainda acumula participações nas Séries C e D do Brasileirão e na Copa do Brasil.

Para a Série B do Baianão 2023, o Colo-Colo terá o comando do técnico de Paulo Henrique.

Grapiúna Atlético Clube

Fundado em Itabuna, em 11 de março de 1996, o Grapiúna disputou apenas uma vez o Baianão Série A, em 1997. Neste ano, o clube tentará voltar à elite.

O Bem-Te-Vi do Sul foi duas vezes vice-campeão da Série B, em 1996 e 2001. Neste ano, o Aurinegro mandará seus jogos no Antônio Elias Ribeiro, em Camacã, e será comandado pelo técnico Ronaille, ex-jogador do clube.

Jacobina Esporte Clube

Fundado em 1 de dezembro de 1993, o Jacobina se tornou uma importante força do futebol baiano, com sete participações na Série A. O Jegue da Chapada é vice-campeão da Série B (2014) e tem uma participação na Série D do Brasileirão, em 2017.

O JEC mandará seus jogos no Estádio José Rocha, em Jacobina, e será comandado pelo técnico Augusto Fassina.

Associação Desportiva Jequié

Outra importante força do futebol baiano, o Jequié foi fundado em 20 de novembro de 1969. Dono de um título da Série B, conquistado em 1992, o Jipão também fez campanhas de destaque na Série A. Na principal delas, em 1994, foi o terceiro colocado.

Na Série B deste ano a ADJ mandará seus jogos no seu tradicional mando de campo, o Waldomiro Borges, em Jequié. O técnico da equipe é Alysson Dantas. Já o ex-jogador Gil Baiano é o Coordenador Técnico.

Juazeiro Social Clube

O Juazeiro Social Clube é de 16 de agosto de 1995. Vice-campeão baiano em 2001, quando perdeu o título para o Bahia, o Tricolor das Carrancas, por outro lado, tem dois títulos da Série B, conquistados em 1996 e 2010.

O clube também acumula participações na Copa do Nordeste, Série C do Brasileirão e Copa do Brasil.

Neste ano, o Juazeiro terá como técnico William Lima. A casa do Tricolor será o Adauto Moraes.

Associação Desportiva Leônico

O Moleque Travesso, como é conhecido o Leônico, é querido por muitos baianos, inclusive torcedores de outros clubes. Após anos disputando apenas competições de base e futebol feminino, o clube volta ao futebol profissional para tentar voltar à Série A, da qual foi campeão em 1966 e disputou 30 edições. O clube, fundado em 3 de abril de 1940, também é tricampeão do Torneio Início (1965, 1975 e 1978), além de acumular taças de torneios amistosos.

Da Série B, o Leônico foi vice-campeão, em 1991. O Leão Grená também disputou três vezes a Série A do Brasileirão e quatro vezes a Série B.

Na Série B do Baianão 2023, a equipe será comandada pelo técnico Edmar Santos e mandará seus jogos no Estádio de Pituaçu.

UNIRB Futebol Clube

O UNIRB Futebol Clube é o mais novo entre os participantes da Série B. Com quatro anos de fundação (12 de outubro de 2018), o clube de Alagoinhas vai em busca do retorno à elite e do seu segundo título. A Coruja foi campeã da própria Série B, em 2020.

Com um trabalho estruturado e participação de profissionais formados no próprio Centro Universitário, que dá nome ao clube, o UNIRB participa não só de campeonatos profissionais, mas de todas as competições de base realizadas pela FBF.

Sua casa na divisão de acesso será o Estádio Antônio Carneiro. Em campo, a equipe será liderada pelo técnico Pedro Manta.

Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista

O ECPPVC foi fundado em 21 de janeiro de 2005. Nestas quase duas décadas de fundação, o clube alcançou importantes resultados.

Com apenas um ano de fundado, em 2006, sagrou-se campeão da Série B do Baianão. No ano seguinte, estreou na elite e lá ficou por 15 temporadas consecutivas.

Da Série A, o Bode foi vice-campeão em 2015, ao perder o título para o Bahia. Mas, o Alviverde é o maior campeão da Copa Governador do Estado, com cinco títulos.

O Vitória da Conquista ainda acumula participações na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Séries C e D do Brasileirão. Neste ano, o clube terá à beira do campo o técnico Elias Borges.

Fonte: FBF

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem