Instituições querem disciplinar gastos com festas juninas

Foto: TCM/BA

Os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM) da Bahia, em parceria com o Ministério Público (MPBA), assinaram, na tarde desta quinta-feira (11.05), um ofício conjunto para o desenvolvimento do painel eletrônico com informações sobre os recursos públicos utilizados nas contratações no período junino. Com a presença de representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Secretaria de Turismo (Setur-BA), foi reforçada a importância da preservação das festas de São João para a economia e cultura local.

Durante a assinatura do ofício, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), Frank Ferrari, apresentou a planilha que será preenchida pelos gestores dos municípios baianos com dados sobre as festas juninas de 2022 e 2023. Além disso, ressaltou a necessidade do trabalho colaborativo entre o sistema e os gestores para a defesa pública. “Esse é o nosso compromisso, de tentar viabilizar, e não inviabilizar, o São João, a gente não trabalha com essa hipótese. Foi nesse contexto que a gente pensou no painel, como uma forma de cooperar com os gestores, de unir forças e dar transparência para a sociedade sobre os recursos gastos”, afirmou.

O Superintendente da UPB, Elve Cardoso, sinalizou o interesse na construção conjunta do painel. Para ele, a resolução dos problemas de forma preventiva também precisa levar em conta sazonalidades que influenciam diretamente nos valores das atrações contratadas, e podem passar despercebidas pelos órgãos de controle, como as características econômica e populacional dos municípios e o horário dos shows.

A participação da União dos Municípios da Bahia e da Secretaria de Turismo servirá, respectivamente, como fonte das informações, respectivamente, sobre os recursos públicos provenientes dos municípios ou firmados através de convênio com o estado. De acordo com o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presídio, o painel é visto como uma evolução dos órgãos de controle, que devem atuar no sentido da prevenção, e não da punição. “Ninguém aqui é contra a realização dos festejos juninos, que são de extrema importância cultural e econômica para os municípios baianos. Nosso objetivo é um São João com transparência, em benefício de toda a população”, finalizou o presidente.

A reunião também contou com a participação do presidente do TCM/BA, conselheiro Francisco Netto; a procuradora-geral do MPC/TCM, Aline Rego; a subcoordenadora do Caopam, promotora de Justiça Rita Tourinho; a chefe de Gabinete da Setur, Giulliana Brito; a coordenadora de Relações Institucionais da UPB, Samara Alves; o coordenador jurídico da UPB, Wal Goulart; coordenador de captação de recurso da UPB, Joelson Azevedo; e o Superintendente Técnico do TCE/BA, José Raimundo Bastos de Aguiar. 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem