Tremores: Governo Federal reconhece situação de emergência em Maceió

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Agência Nacional de Mineração também informou que acompanha plano de fechamento da mina da Braskem, que tem gerado os tremores em bairros da região.

O registro de afundamento do solo devido a atividades causadas por mineração em Maceió, capital alagoana, fez com que a Defesa Civil Nacional reconhecesse nesta sexta-feira (1º), a situação de emergência na cidade. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O reconhecimento permite repasses de recursos federais para apoiar a população.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que todo o aparato do governo está de prontidão para auxiliar Alagoas em caso de necessidade, Segundo o ministro, a Defesa Civil Nacional e o Grupo de Apoio a Desastres já monitoram a situação do lugar há muito tempo.

Os locais que mais sentiram os tremores de terra foram os bairros de Mutange, Pinheiro e Bebedouro. Os locais estão isolados e os moradores foram realocados.

A Agência Nacional de Mineração também divulgou uma nota sobre a situação da instabilidade geológica nos bairros de Maceió. O texto afirma que a Agência vem acompanhando regularmente a implementação do plano de fechamento da mina da Braskem no local.

A ANM constatou ainda que houve o isolamento dos acessos no entorno das áreas de risco, seguindo os protocolos de cautela.

Fonte: Agência Gov

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem