Maior vazamento de dados da história compromete 26 bilhões de registros; veja se você corre risco

O maior vazamento de dados da história, apelidado de MOAB ("mãe de todos os vazamentos"), totalizando 12 terabytes de informações, foi descoberto pelo pesquisador de segurança cibernética Bob Dyachenko e a equipe do site "CyberNews". Com 26 bilhões de registros em 3.800 pastas, o vazamento compromete dados pessoais, como e-mails, senhas, telefones, nomes de usuários, endereços, números de cartões e documentos. O vazamento afeta usuários globais da internet, incluindo organizações governamentais brasileiras.

Para a pessoa saber se foi vítima deste vazamento, o “CyberNews” compilou os dados no verificador “Check if your data has leaked”, no qual é possível digitar o e-mail ou telefone para checar se as informações foram expostas na internet em algum momento. Se identificados, os usuários são aconselhados a não entrar em pânico, pois muitas dessas informações já estavam em domínio público. Recomenda-se a atualização de senhas, evitar combinações iguais em vários serviços e ativar a autenticação em dois fatores para prevenir ataques.

O vazamento inclui registros de várias empresas e organizações, destacando-se Tencent QQ, Weibo, MySpace, Deezer, LinkedIn, AdultFriendFinder, Adobe, Canva, VK, Daily Motion, Dropbox, Telegram, além de diversas organizações governamentais dos EUA, Alemanha, Filipinas, Turquia e outros países. No Brasil, pelo menos 39 sites foram alvo, incluindo Petrobras, USP, Riachuelo, entre outros, resultando em ataques hacker nos últimos anos.

Com informações da Isto É







Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem