Um dos sinais de alerta de um ataque cardíaco é dor no peito. A dor pode durar apenas alguns minutos ou pode ser mais prolongada. Normalmente, a dor é sentida como um peso ou uma sensação de aperto no peito, mas pode apresentar-se como um desconforto mais subtil ou uma sensação de ardor no peito. A maior parte da dor localiza-se no meio do peito. Pode ser acompanhada por suores frios e náuseas. A dor pode irradiar para outras áreas da parte superior do corpo, por exemplo, braços (mais à esquerda do que à direita), costas e até mesmo o maxilar.
Chame imediatamente uma ambulância se tiver dores no peito durante mais de 10 minutos.
Não se dirija ao hospital sozinho, uma vez que o hospital mais próximo pode não estar equipado para tratar ataques cardíacos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Sinais de alerta e sintomas de palpitação e desmaio
O que fazer em caso de palpitações cardíacas ou desmaios
Palpitações
As palpitações são o fenómeno que ocorre quando temos a sensação de que o coração está a bater de forma irregular, mais rapidamente do que o habitual, ou a latejar, e a pessoa está mais consciente do seu batimento cardíaco do que habitualmente. Normalmente, as palpitações duram alguns segundos ou minutos, mas também podem ser prolongadas. O coração pode falhar alguns batimentos, o que é normal e na maioria das vezes passa despercebido.
As palpitações são geralmente inofensivas. As pessoas tendem a ter mais consciência dos batimentos cardíacos quando estão tensas. A cafeína, o tabagismo, o álcool e as drogas ilícitas podem originar palpitações. Outras causas são alterações hormonais, emoções fortes, exercícios extenuantes e determinados medicamentos.
Reduzir ou evitar a causa deve pôr fim às palpitações, mas procure aconselhamento médico prévio caso considere que se devem aos medicamentos. Procure também assistência médica se as palpitações persistirem, aumentarem de frequência ou estiverem associadas a outros sintomas, como tonturas.
Síncope
A síncope é mais conhecida como desmaio. Refere-se a uma perda temporária de consciência e geralmente resulta em queda da pessoa. A pressão arterial baixa é a causa mais comum e muitas vezes afeta adolescentes e mulheres jovens. Algumas pessoas apresentam sinais de alerta, como tonturas, vertigens, enjoos ou fraqueza antes de desmaiarem durante alguns segundos.
Se se sentir a desmaiar, sente-se ou deite-se para que a pressão arterial possa voltar ao normal. Se desmaiar, visite o seu médico para excluir outras causas, como distúrbios do ritmo cardíaco, vasos sanguíneos obstruídos, problemas nas válvulas cardíacas e outras doenças.
O que fazer caso sinta tonturas
As tonturas podem ser um sintoma importante de doença cardíaca.
As tonturas são um dos sinais de alerta de um futuro ataque cardíaco. É uma sensação comum e desagradável de um possível desmaio e vem frequentemente acompanhada por uma sensação de tontura. As tonturas podem ter muitas causas e nem sempre estão relacionadas com um problema cardíaco. Por exemplo, a pressão arterial baixa temporária ou um nível baixo de açúcar no sangue podem causar tonturas.
Se sentir tonturas, sente-se, beba um copo de água e ingira um pouco de açúcar, se possível. Se não recuperar passados alguns minutos ou se começar também a sentir palpitações ou apresentar outros sinais de alerta de ataque cardíaco (como dor no peito ou desconforto), procure assistência médica.
O que precisa de saber sobre náuseas
Podem ocorrer náuseas e vómitos durante um ataque cardíaco.
As náuseas são um sintoma comum de um ataque cardíaco. Se já teve um ataque cardíaco ou estiver em risco elevado (por exemplo, se sofrer de diabetes, excesso de peso e fumar), esteja ciente de que as náuseas e os vómitos podem ser sintomas de alerta de ataque cardíaco.
Consulte o seu médico caso sinta indisposição e apresente também outros sintomas de ataque cardíaco, como dor no peito.
O que precisa de saber sobre falta de ar
A falta de ar é um sintoma típico de um ataque cardíaco
A falta de ar é a sensação de não conseguir respirar o suficiente. Pode ocorrer repentinamente durante o exercício, mas também pode acontecer em repouso. Existem várias causas, mas é importante informar o seu médico ou cardiologista se tiver períodos de falta de ar, mesmo se for apenas durante o exercício.
Procure ajuda médica urgente se sentir falta de ar e outros sintomas de ataque cardíaco, como dor no peito ou aperto.
Fonte: healthy-heart.org
Postar um comentário