Hoje, dia 25 de setembro, é comemorado Dia do Rádio


Milhares de pessoas no Brasil e no mundo o têm como seu companheiro, o Rádio completa no mês de setembro 90 anos de existência. Ele já faz parte do cotidiano de muita gente, seja em viagens, passeios, festa e até trabalho. Mas, quem ouve nunca imaginou como surgiu esse meio de comunicação tão importante e atual para todos.

Mas, o rádio é mais antigo do que se imagina. Em meados de 1893 um sacerdote e cientista gaúcho Landell de Moura transmitiu um sinal de voz à distância sem a ajuda de fios.

Em 1922, no dia 07 de setembro, ocorreu a primeira transmissão de radio no Brasil, e aconteceu quando o presidente na época Epitácio Pessoa, comemorou o centenário da independência do Brasil no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com peças trazidas dos EUA.

Já no ano seguinte (1923), surgiu a primeira emissora, a Radio Sociedade do Rio de Janeiro, criada pelo médico e professor Roquette Pinto, apesar da precária tecnologia da época os primeiros canais de rádio começaram a surgir aos poucos e se deu o início da publicidade na programação.



Em 1960 houve um grande avanço, pois começaram as transmissões via satélite, e a partir dai foi fundada a Abert, uma entidade que recebe atualmente mais de 3 mil emissoras de rádio e TV.

Em 1970 e 1980 começaram a surgir as emissoras de rádio FM, e na década de 1990 nasceu o jornalismo 24 horas e os primeiros passos rumo à transmissão via internet.

O rádio não é só um instrumento de comunicação, mas faz parte da história do país, contou a história de muita gente, além de colaborar e contribuir para o crescimento econômico, social e educacional.

E, mesmo depois de tantos acontecimentos no mundo da tecnologia, ele ainda é um dos meios mais usados para ouvir músicas e noticias. Das pessoas entre 12 e 75 anos, 8%, ou 4,2 milhões, escutaram rádio pela internet no último mês. O percentual vai a 11% entre jovens de 12 a 24 anos.

O dia do rádio é comemorado em 25 de setembro, a data do nascimento de Roquete Pinto – o “Pai do Rádio Brasileiro“.

(Colégio Web)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem