MEC traz ao Brasil aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças

GraphoGame ajuda estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras
Foto: Divulgação / MEC

A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) trouxe para o Brasil o aplicativo GraphoGame. O lançamento está vinculado ao programa Tempo de Aprender, uma das implementações da Política Nacional de Alfabetização.

O GraphoGame é o resultado de décadas de pesquisas científicas desenvolvidas na Finlândia e em outros países. No Brasil, ajudará especialmente estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português do Brasil.

O jogo é disponibilizado em modo off-line, ou seja, uma vez baixado e instalado, não precisa mais de conexão com a internet.

O GraphoGame é organizado em fases, com sequências de dificuldades crescentes. Nas primeiras fases, as crianças têm contato com sons de vogais e de consoantes. Logo em seguida, são apresentadas sílabas simples com duas letras e, depois, sílabas cada vez mais complexas. Após, são trabalhadas palavras inteiras.

Em cada fase, depois de uma breve instrução, as crianças ouvem os sons e clicam na letra, sílaba ou palavra correspondente. Para prosseguir, é preciso ter um número mínimo de acertos.

O GraphoGame está disponível para Android, iOS e Windows. Acesse, no portal, a página do jogo, para mais informações: http://alfabetizacao.mec.gov.br/grapho-game


Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem