Dia Mundial do Meio Ambiente, produção sem agrotóxicos e tilápia no Rural Produtivo

Neste sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Rural Produtivo falou  das inúmeras formas de produzir sem o uso dos agrotóxicos, melhorias no plantio e sobre o desenvolvimento em alta escala da produção de tilápia, em Itiúba. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

O Brasil está entre os países que mais consomem e liberam o uso de agrotóxicos no mundo. No Sul da Bahia, na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (@escolaegidiobrunetto), os alunos experimentam, aprendem e ensinam formas de manejar e recuperar os solos e os agrossistemas danificados. 🌿

A escassez de água no perímetro irrigado do município de Ponto Novo gerou desemprego e perdas de quase 70% na produção agrícola. Um convênio do Governo do Estado com a Associação dos Irrigantes de Ponto Novo disponibilizou terras para os pequenos agricultores produzirem com irrigação, melhorando a vida do produtor, que consegue agora estabilizar sua produção.

No Açude Jacurici, em Itiúba, a produção de tilápia vem se aprimorando. Através da Associação Comunitária de Taquari (ACOMUT), o povoado de Taquari, que vive às margens do açude, conseguiu se desenvolver economicamente. No mês de abril, mais de 80% do pescado adquirido pela Prefeitura Municipal de Itiúba, para o consumo na Semana Santa de famílias em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social, veio da associação. Hoje, com 40 famílias produzindo a tilápia, a associação caminha para aumentar a capacidade de produção, através da criação de alevinos. 🐟

Assista o programa Rural Produtivo aos sábados às 14h, com reprise na segunda, às 6h30 e na quinta, às 20h, na TVE e tve.ba.gov.br.

O Rural Produtivo é resultado da parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (@sdrbahia) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

(SDR) 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem