MP participa de evento sobre riscos para saúde causados pelo uso de agrotóxicos


Por Rafaela Góis*

O Ministério Público Estadual participou do encontro “Da natureza à mesa - o que estamos comendo?”, promovido pelo Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e pela Agroecologia. Na ocasião foram debatidos os impactos à saúde causados pelo uso de agrotóxicos e as alternativas da agroecologia. O evento ocorreu virtualmente na manhã da última terça-feira, (01), das 09h às 12h.

O Fórum Baiano é coordenado pela promotora de Justiça Luciana Khoury e tem o objetivo de promover e propor uma reflexão sobre os riscos à saúde em relação aos alimentos consumidos devido ao uso de agrotóxicos, além de abordar acerca das alternativas de agroecologia para um planeta sustentável e uma alimentação saudável.

O evento contou com a participação de Larissa Bombardi, professora de geografia da Universidade de São Paulo (USP), que trouxe para a sua apresentação uma análise baseada no comprometimento da qualidade ambiental, dos impactos ao meio ambiente e à saúde a partir do fornecimento de commodities do Brasil para outros países.

Participaram também do evento a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Neuza Miranda, que salientou sobre a importância e a dificuldade da Bahia não possuir um Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), e também a professora da UFBA, Nair Casagrande, e o agricultor Sálvio Santos, do Assentamento Terra Vista, que apresentaram as formas de atuação da agroecologia.

Para mais informações acesse: forumbaianodecombateaosagrotoxicos.org

*Estagiária de jornalismo sob supervisão de Milena Miranda (DRT Ba 2510)

(Cecom/MP-Bahia)

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem