Brasil gera mais de 280 mil empregos formais em maio

No acumulado do ano, país atinge 1.233.372 novos postos formais

Oemprego celetista no Brasil apresentou crescimento em maio de 2021 com um saldo de 280.666 postos de trabalho formais no Brasil. O resultado mostra que o país segue em recuperação. Os números são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Em maio de 2020, o saldo havia ficado em -373.888 (com ajustes).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, lembrou o crescimento contínuo de novos postos de trabalho, sinal da recuperação econômica do Brasil em meio a pandemia. “A economia brasileira continua surpreendendo. São 280 mil novos empregos no mês de maio, completando, então, nos cinco meses do mês de 2021, 1,2 milhão de empregos", disse. Já o secretario especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, lembrou a importância do setor privado para o país trabalhando em conjunto com o setor público. “Nossas políticas estão mostrando que é o setor privado que gera emprego. O governo é indutor desse mercado resiliente de trabalho. Estamos abrindo o mercado, preservando empregos, preservando empresas e empresários. Trabalhamos sempre de maneira tripartite.”, explica.

O saldo de maio de 2021 foi resultado de 1.545.715 admissões e de 1.268.049 desligamentos. O estoque de empregos formais no país chegou a 40.596.340 vínculos e todos os setores de atividade econômica apresentaram crescimento no mês.

Acesse, também, o Painel de Informações do Novo Caged.

A coletiva pode ser acessada no canal da Secretaria no YouTube.

Setores

No mês de maio de 2021, todos os grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo. O setor de Serviços foi o grande destaque, com a geração de 110.956 novos postos de trabalho formais, seguido do Comércio, com 60.480.

Unidades Federativas

Todos os estados geraram empregos em maio de 2021. O destaque é para São Paulo, com 104.707 novos postos, seguido Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 32.009 e 17.610, respectivamente.

Benefício Emergencial

Os resultados mostram que o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda tem sido bem-sucedido em evitar demissões, em um ano tão atípico de enfrentamento de uma grave pandemia. Trata-se de um pagamento de benefício mensal a trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou a jornada e o salário reduzidos.

Dados atualizados até 25 de maio de 2021 mostram que o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) permitiu 22,7 milhões de acordos para manutenção de emprego no Brasil.

Mais informações sobre o Benefício Emergencial podem ser consultadas no Painel de Informações do BEm.

Fonte: Ministério da Economia 

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem