SineBahia faz mutirão para arrecadação de alimentos não perecíveis

Divulgação/Setre

As unidades do SineBahia que participam do Programa Bahia Sem Fome fazem um mutirão para arrecadação de alimentos não perecíveis nesta quinta-feira (13), das 8 às 17h. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) montou uma ação de arrecadação nessas 61 unidades e em 23 lojas dos Centros Públicos da Economia Solidária (Cesol), em todo o Estado.

Em Salvador, a unidade central do SineBahia, localizada no Terminal de Pituaçu, é um dos pontos de coleta. Em cada local, cartazes estão afixados para chamar a atenção do público para as doações. Os alimentos e itens de higiene e limpeza arrecadados serão distribuídos entre as famílias carentes, em observância às diretrizes da campanha Bahia Sem Fome, lançada pelo Governo do Estado.

Para potencializar o alcance da campanha, a Setre também está fazendo uma busca ativa nos 50 municípios que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com parcela significativa da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O SineBahia Móvel tem um calendário de visitas aos municípios para emissão de documentação civil (RG), com o objetivo de permitir as (aos) cidadãs (os) a formalização do acesso ao Programa Bahia Sem Fome e outros programas sociais. O calendário prevê a permanência do SineBahia Móvel por dois dias em cada uma dessas cidades, com previsão de 100 atendimentos diários.

A campanha Bahia Sem Fome surgiu da necessidade de amenizar, de forma imediata, a insegurança alimentar de cerca de 1,7 milhão de baianos. Depois de sair do Mapa da Fome em 2014, o Brasil retornou em 2022, quando a fome crônica atingiu 4,1% da população brasileira. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), um país entra no Mapa da Fome quando mais de 2,5% da população enfrentam falta crônica de alimento.

Entre o período de 2019 e 2021, 15 milhões de brasileiros passaram fome e 61 milhões tiveram dificuldade para se alimentar. Entre 2014 e 2016, menos de 4 milhões de pessoas no país enfrentavam a insegurança alimentar grave. A campanha Bahia sem Fome se soma a outras iniciativas do governo federal.

Fonte: Ascom/Setre

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem