Morro de São Paulo, em Cairu, no baixo sul da Bahia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cairu |
O valor da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA) em Morro de São Paulo aumentou de R$ 30 para R$ 50, aplicado aos turistas na Ilha de Cairu, no baixo sul da Bahia, a partir da última sexta-feira.
A Prefeitura de Cairu afirma que a taxa visa garantir a manutenção e preservação da infraestrutura dos arquipélagos, e graças a ela, obras de infraestrutura têm sido realizadas na cidade.
O lixão de Tinharé, que abriga diversas localidades, foi encerrado definitivamente há seis meses. Uma solução envolvendo modal com retroescavadeira, contêineres, tratores, e outros equipamentos realiza o transporte terrestre e marítimo do lixo para um aterro sanitário certificado.
Em Boipeba e na sede de Cairu, estão em andamento a estruturação de estações de transbordo para a retirada definitiva do lixo.
O transbordo do lixo produzido em Cairu, iniciado há quase dois anos, já alcançou cerca de 11 mil toneladas transportadas para um aterro sanitário licenciado em Santo Antônio de Jesus.
A partir deste ano, 7% da arrecadação da TUPA será destinada à elaboração e execução do Plano de Recuperação das Áreas Degradadas (Prade) dos lixões.
Além disso, 3% serão investidos na inclusão social de catadores, apoio às cooperativas, entidades relacionadas ao meio ambiente e em um programa de educação ambiental envolvendo os principais segmentos de atividades econômicas, moradores e turistas.
Informações do g1
Postar um comentário