Iɴғᴏʀᴍᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴄᴏɪsᴀ sᴇ́ʀɪᴀ

Bahia amplia capacidade de diagnóstico com novos equipamentos de teste molecular rápido

Foto: Saúde GovBA

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA) anunciou a ampliação da capacidade diagnóstica da Rede Estadual de Saúde Pública (RELSP) com a aquisição de cinco novos equipamentos de Teste Rápido Molecular (TRM). A medida tem como objetivo fortalecer a vigilância em saúde e melhorar a agilidade na resposta a eventos de saúde pública no estado.

Os equipamentos, do modelo GeneXpert, foram adquiridos na última semana com um investimento de R$ 869 mil, viabilizado por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A iniciativa tem como foco a modernização da infraestrutura dos laboratórios centrais de saúde pública em todo o país.

Segundo a coordenadora dos Laboratórios de Vigilância Epidemiológica do Lacen/BA, Felicidade Mota Pereira, a descentralização dos exames, como os diagnósticos laboratoriais da COVID-19 e da tuberculose, permitirá respostas mais rápidas da vigilância laboratorial e intervenções médicas em tempo oportuno.

Na Bahia, os novos equipamentos serão distribuídos entre os laboratórios municipais de referência regional localizados em Brumado, Ibotirama, Guanambi e Paulo Afonso, além da unidade central do Lacen, situada em Salvador.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, afirmou que a chegada dos equipamentos reforça a regionalização da saúde, ao permitir acesso a diagnósticos precisos e ágeis, inclusive em regiões mais afastadas da capital.

A instalação dos novos aparelhos integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do sistema público de saúde, especialmente no campo da vigilância epidemiológica, diante de demandas emergentes e persistentes, como a COVID-19 e a tuberculose.
Foto: Saúde GovBA

Fonte: SESAB

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem